terça-feira, 10 de março de 2009

Freixo apresenta relatório da CPI das Milícias em Brasília

RIO - O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) recebeu, nesta terça-feira, o relatório final da CPI das Milícias, que foi instalada na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para investigar a atuação de milícias armadas relacionadas a membros ou ex-membros das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros do estado.
O presidente da CPI, deputado estadual Marcelo Freixo (P-SOL-RJ), apresentou o relatório e fez considerações sobre a necessidade da participação de organismos nacionais e internacionais no combate às milícias.
- Elas não são um problema exclusivo do Rio de Janeiro. O problema só será resolvido se o Estado brasileiro reagir, porque isso é uma ameaça ao Estado Democrático de Direito - afirmou Freixo.
Durante a apresentação, o deputado relatou que as milícias são formadas principalmente por membros da sociedade civil chefiados sempre por policiais ou bombeiros. Segundo ele, o problema não é recente, mas tem se agravado com a eleição de milicianos para cargos no Poder Legislativo estadual e municipal.
- Nós identificamos a participação de três vereadores, que foram inclusive presos, e um deputado estadual - afirmou Freixo.
Leia mais...

Nenhum comentário: