quarta-feira, 4 de março de 2009

SUS: Médicos pedem demissão em massa. Mais um caso.

Demissão dos pediatras faz parte do processo de descredenciamento em massa dos médicos do SUS em Alagoas
MACEIÓ - Pelo menos dez médicos pediatras que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade Escola Santa Mônica - principal unidade de atendimento às parturientes de risco no Estado de Alagoas - estão pedindo demissão. Segundo a médica Edilma de Albuquerque Lins, diretora do Sindicato dos Médicos de Alagoas, as demissões serão formalizadas nesta terça-feira, 3, à Universidade Estadual de Saúde Pública (Uncisal), responsável pala Maternidade Escola Santa Mônica, que funciona em Maceió e administrada pelo governo do Estado, mas atende mulheres grávidas da Capital e do interior, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A demissão dos pediatras faz parte do processo de descredenciamento em massa dos médicos do SUS em Alagoas. A decisão pelo descredenciamento total foi tomada na noite de segunda-feira, 2,, durante uma assembleia geral da categoria, realizada na sede do Sindicato, em Macei ó. De acordo com Edilma Lins, os demissionários irão cumprir os trinta dias de “aviso prévio”, deixando as funções após o dia 2 de abril. “Tomamos essa medida para não prejudicar ainda mais a população e dar um tempo para os gestores encontrarem uma solução para esse problema”, acrescentou.
Para Edilma Lins, que é médica da Maternidade Santa Mônica e ganha por mês R$ 2.400,00; caso o governo do Estado, em conjunto com o governo federal e municipal, não resolva o impasse, o descredenciamento dos médicos do SUS será geral. “Com isso, o Estado inteiro será atingido, já que em Alagoas 94% da população não tem plano de saúde e depende do serviço público de saúde”. Segundo a sindicalista, a situação se agrava porque as negociações estão paralisadas, embora os médicos que atendem pelo SUS já estejam em processo de greve há mais de oito meses.
“Existe uma insatisfação geral dos profissionais de saúde que recebem pela tabela do SUS. Por isso os pedidos de demissão em massa estão ocorrendo, e as autoridades estão tentando resolver a questão de forma paliativa, pagando salários altos a alguns profissionais, contratados por fora do serviço público, em quanto os servidores do quadro continuam com baixos salários, completamente defasados”, explicou Edilma Lins, que também é conselheira federal de saúde. “Caso não seja feito nada, Alagoas será o primeiro Estado do país a não contar com médicos credenciados ao SUS, com sérios prejuízos para a população”.

Decisão do governo tira ortopedistas das UPAs e hospitais não têm profissionais para suprir a demanda

RIO - Menos de um mês depois de o Extra ter publicado série de reportagens sobre a falta de médicos nas Unidades de Pronto- Atendimento (UPAs), o governo do estado jogou a toalha e decidiu acabar com o serviço de ortopedia nas unidades. Os profissionais foram transferidos para hospitais da rede estadual.
Leia mais...
http://http://extra.globo.com/rio/materias/2009/03/03/decisao-do-governo-tira-ortopedistas-das-upas-hospitais-nao-tem-profissionais-para-suprir-demanda-754677554.asp

Entrada de dólares no Brasil supera saída pela primeira vez em 5 meses

O fluxo cambial, que mede a entrada e saída de dólares no país, ficou positivo em US$ 841 milhões em fevereiro, segundo dados do Banco Central. Trata-se do primeiro mês, desde setembro, em que a entrada de dólares no país supera o valor da saída. Desde a disparada do dólar provocada pela piora na crise econômica, o país vinha registrando resultados negativos nessa conta.
Leia mais...
http://http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u529281.shtml

Taxa de desemprego fica estável no Município do Rio

Rio - Os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada pelo IBGE em convênio com Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), para o município do Rio de Janeiro, revelaram que a taxa de desemprego em janeiro deste ano foi estimada em 5,5%. Comparada com a do mês anterior e com janeiro de 2008 apresentou estabilidade.

Vale demite 900 pessoas de sua operação global de níquel

Rio - A Vale do Rio Doce demitiu nesta terça-feira cerca de 900 pessoas. Todas ligadas à operação global de níquel, comandada pela subsidiária Vale Inco. A mineiradora informou que os cortes concentram-se em áreas corporativas, de gestão e de suporte aos negócios.
"Infelizmente, as duras decisões anunciadas hoje são necessárias nesses tempos excepcionais", disse o presidente-executivo da Vale Inco, Tito Martins, direto do Canadá.
"A queda nos preços do níquel e a redução na demanda pelo metal tornam claro que continuar a operar da maneira como operamos atualmente simplesmente não é sustentável", acrescentou Martins.
Os funcionários incluídos no corte estão sendo notificados. Esse foi o segundo corte de pessoal realizado pela Vale devido à crise econômica global.

Alunos sem professor em Ciep na Baixada

Pais acham que eles saíram da escola, mas Estado diz que estão faltando
Rio - A falta de professores de quase todas as disciplinas está deixando sem aulas mais de 500 alunos de 1ª a 7ª séries do Ciep Edival Gueiros Vidal, na localidade de Santa Tereza, no bairro Parque São José, em Belford Roxo. Cansados de ver os cadernos em branco, pais e filhos protestaram na porta da unidade ontem pelo início do ano letivo, previsto para o dia 9 de fevereiro. Eles reclamam da falta de informações e acreditam que os professores tenham saído da escola por causa do difícil acesso. A Secretaria Estadual de Educação, no entanto, explicou que os professores não saíram da escola, mas estão faltando às aulas. A unidade fica a cerca de um quilômetro do ponto de ônibus e a rua não tem asfalto.
A secretaria informou ainda que desconhecia o problema e já determinou que os professores faltosos retornem. Segundo o órgão, as aulas serão repostas nas férias.Segundo pais e alunos, apenas os professores de História e Ciências permanceram na unidade, que tem cerca de 130 alunos de 5ª a 7ª séries de manhã, e 400, de 1ª a 4ª, à tarde. “Minha filha só tem essas duas aulas. Diz que passa o resto do tempo jogando bola no pátio”, conta doméstica Maria Diva da Silva, 46 anos, referindo-se à filha Yasmim, de 13.
Maria Diva conta que enfrentou o problema em 2007 no Ciep. Ela transferiu os filhos, mas agora recorreu de novo à escola, porque é mais perto de sua casa. “Em 2007, só teve aulas em junho e não houve férias”, lembrou.
Leia mais...

Collor é eleito presidente da Comissão de Infra-Estrutura do Senado

Brasília - O petebista Fernando Collor de Mello (AL) foi eleito nesta quarta-feira presidente da Comissão de Infra-estrutura do Senado. Por 13 votos a 10 ele derrotou a petista Ideli Salvati (SC).
A votação foi disputada e gerou impasse entre os senadores. Regimentalmente, a vaga caberia ao PT, mas, como promessa de campanha para ser eleito, o atual presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), havia prometido a Comissão ao PTB.
Ideli Salvati saiu da Comissão sem dar declarações. Collor prometeu dar prioridade a projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e disse que pretende se encontrar com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para discutir o assunto.