domingo, 26 de outubro de 2008

Eduardo Paes é eleito prefeito do Rio

RIO - O candidato do PMDB, Eduardo Paes, foi eleito prefeito do Rio neste domingo. De acordo com o TRE-RJ, com 99,88% das urnas apuradas, o peemedebista tem 50,82% (1.693.732 votos) da preferência dos eleitores, contra 49,18% (1.639.208 votos) de Fernando Gabeira (PV). Pela projeção da boca-de-urna feita pelo Ibope, Paes seria o vencedor com 51% da preferência do eleitorado.
Leia mais...

Vereadora Lucinha é expulsa de seção de votação no Rio

A vereadora Lucinha (PSDB), campeã de votos para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, teve que se retirar da seção eleitoral onde votou na manhã deste domingo por estar em "situação de campanha" para o candidato a prefeito Fernando Gabeira (PV), segundo o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro).
Uma das principais aliadas de Gabeira, Lucinha foi nesta manhã com adesivos e veículos com fotos do candidato do PV à seção eleitoral, em Campo Grande (zona oeste), uma das maiores do Rio, de acordo com o TRE-RJ.
Era um "pedido implícito" de votos para Gabeira, na avaliação do juiz Luiz Márcio Pereira, coordenador de fiscalização da propaganda eleitoral no Estado do Rio.
O juiz avaliou, no entanto, que a vereadora não fazia propaganda explícita, e, por isso, ela não foi presa. Os fiscais pediram que Lucinha se retirasse da seção, e a vereadora acatou o pedido, segundo o TRE-RJ.
"Não era uma situação de flagrante, por isso que nós não agimos. Se ela estivesse distribuindo panfletos, seria conduzida [para uma delegacia]. Seria uma situação desagradável para uma vereadora", afirmou Pereira.
A vereadora ainda não foi encontrada pela Folha Online para comentar o incidente.

Eleições disputadas voto a voto na Zona Oeste

RIO - O segundo turno das eleições do Rio está sendo disputado voto a voto. A pesquisa de boca-de-urna feita pelo IBPS, na Escola Municipal Nicaraguá, em Realengo, na Zona Oeste, atestou variações de um a dois votos por candidato, ora para Paes, ora para Gabeira. Na rua onde fica a escola havia uma faixa com os dizeres "Sou suburbano com muito orgulho".
Nos arredores da Escola Fernando Barata Ribeiro, em Santíssimo, também na Zona Oeste, onde votam apenas 4 mil eleitores, foram pendurados 25 cartazes do candidato Eduardo Paes (PMDB).
Em todos os locais de votação há avisos de que é proibido entrar com celular. Entretanto, os mesários não lembravam a proibição para os eleitores.

Fiscais do TRE apreendem 90 mil panfletos em comitê de Eduardo Paes

Rio - Foram apreendidos 90 mil panfletos apócrifos no comitê de Eduardo Paes (PMDB) em Madureira. Do total de 90 mil, 35 mil panfletos eram de propaganda negativa contra o candidato Fernando Gabeira.
O conteúdo dizia: "Diga não a continuidade de Cesar Maia, pense nisso", fazendo referência ao apoio de Cesar Maia ao candidato do PV. O restante tratava-se de propaganda a favor de Eduardo Paes.
Segundo juíz eleitoral, o candidato Eduardo Paes ou o partido, PMDB, poderão sofrer sanções. Juizes da 228ª Zona Eleitoral vão avaliar o caso.

Traficantes disparam contra fiscais na Cidade de Deus

RIO - Três fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) ouviram disparos de tiros quando deixavam a Cidade de Deus, onde procuravam cabos eleitorais que estariam fazendo boca-de-urna. Eles não sabem se os tiros foram dados para o alto ou em sua direção.
Os fiscais receberam uma denúncia de que cabos eleitorais de Fernando Gabeira atuavam na Rua Edgar Werneck, ao lado do ponto final do ônibus 266. Quando chegaram, também encontraram pessoas fazendo campanha para Eduardo Paes. Com a chegada dos agentes, todos os cabos eleitorais correram para dentro da favela. Os fiscais recolheram o material que estava sendo entregue e, quando estavam deixando a favela, escutaram uma seqüência de disparos.
No dia 5 de outubro, quando foi realizado o primeiro turno das eleições municipais, dois homens foram atingidos na Cidade de Deus por tiros de bala de borracha disparados por militares. A Cidade de Deus foi uma das comunidades ocupadas pelas Forças Armadas para garantir a tranqüilidade da votação. Na ocasião, o Exército alegou que um dos feridos teria agredido soldados para defender cabos eleitorais detidos por fazer boca-de-urna. O outro teria tentado roubar o armamento de um militar.

TRE cassa prefeito reeleito de Cabo Frio

A decisão de cassar o diploma do prefeito reeleito de Cabo Frio, Marquinho Mendes (PSDB), foi do juiz Caio Luiz Rodrigues Romo, da 96ª Zona Eleitoral. O prefeito foi condenado em nove processos, todos por uso da máquina em sua campanha eleitoral. O juiz também cassou os direitos políticos de Marquinho, tornando-o inelegível por três anos. O tucano ainda foi punido com nove multas, cujo valor total chega a R$ 361,7 mil.
Com a decisão, o cargo de prefeito em Cabo Frio deverá ser assumido pelo segundo colocado na disputa: deputado estadual Alair Corrêa (PMDB). O peemedebista foi o autor das ações que levaram à cassação de Marquinho Mendes. Todos os processos se referem à utilização pelo prefeito, no horário eleitoral gratuito, de órgãos públicos e de programas sociais da prefeitura. O juiz considerou que a utilização dos programas sociais “teve condão de influir no pleito”. Procurado por O DIA para comentar o caso ontem, Marquinho Mendes não foi localizado. Seu advogado também não respondeu às ligações para o celular. O prefeito pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra as decisões. Se a Corte mantiver as sentenças, ele pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Eduardo Paes critica rigor da Justiça Eleitoral

Rio - Durante caminhada pela Zona Oeste, no início da tarde deste domingo, o candidato à prefeitura do Rio pelo PMDB, Eduardo Paes, criticou o rigor da Justiça Eleitoral e comentou o fato de uma van com panfletos de sua campanha ter sido apreendida. 'Não se pode fazer mais nada. Daqui há pouco vão prender candidato em casa'.
Ao passar pelo bairro de Santa Margarida, em Campo Grande, o deputado parou na barbearia em que na última quinta-feira recebeu a notícia de que havia passado Fernando Gabeira numa pesquisa eleitoral. Paes afirmou que o local lhe deu sorte e prometeu voltar para cortar o cabelo se vencer a eleição.
Já numa padaria, Paes comeu um bolo de abacaxi preparado pelo comerciante Douglas da Silva de Souza. Aconselhado pelos advogados da campanha, Eduardo Paes revelou que decidiu não irá mais entrar nas seções eleitorais para cumprimentar as pessoas.

Campos: Rosinha diz que acredita na vitória e faz planos para ser presidente

'Fui a primeira governadora do Estado, serei a primeira prefeita de Campos e quem sabe posso ser a primeira presidente da República', diz

Campos - A candidata à prefeitura da cidade Rosinha Garotinho (PMDB) votou às 10h40 deste domingo, na Faculdade de Direito de Campos, acompanhada do marido, o ex-governador Antony Garotinho e do vice na chapa, Dr. Chicão. Ao chegar na seção eleitoral, Rosinha foi recebida por dezenas de eleitores, que a festejaram. Uma criança chegou a lhe entregar um coração de pelúcia cor-de-rosa com a inscrição 'Te amo um tantão assim'.
Na saída, a candidata disse que está confiante na vitória porque percebe 'um desejo de mudança por parte da população de Campos' e acha que tal sentimento 'vai prevalecer desta vez'. Ao ser perguntada sobre como encara o fato de poder ser a primeira prefeita da cidade mais importante do Norte Fluminense, Rosinha exaltou suas qualidades políticas.
'A questão do sexo não é o principal. O que vale é a vontade de trabalhar. Fui a primeira governadora do Estado do Rio, serei a primeira prefeita de Campos e quem sabe posso ser a primeira presidente da República'.

Van com panfletos de Paes é apreendida

Rio - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) apreendeu na manhã deste domingo panfletos da campanha do candidato a prefeito Eduardo Paes (PMDB) em uma van na Rua 24 de Maio, no Méier, Zona Norte da cidade. Galhardetes e bandeiras também foram apreendidos.
Segundo os fiscais, o material seria usado em campanha de boca-de-urna. O material e o motorista do veículo estão sendo levados para a sede do Tribunal, no Centro. O presidente do TRE, desembargador Alberto Motta Moraes, foi até o prédio do Tribunal acompanhar pessoalmente o caso.