sábado, 18 de outubro de 2008

Gabeira fala de educação e Paes prioriza saúde em programa na TV

Peemedebista cita propostas para limpeza dos rios e combate à dengue.Candidato do PV recebe apoio de artistas e músicos.
Em programa eleitoral deste sábado (18), na TV, o candidato a prefeito do Rio Eduardo Paes, do PMDB, priorizou a saúde. Ele lembrou das enchentes que ocorreram em Jacarepaguá, na época em que o candidato era Secretário municipal do Meio Ambiente, com depoimentos dos moradores. Paes falou sobre suas propostas de limpeza dos rios da região, como a volta do Projeto Guardiões dos Rios, que retira o lixo das águas. O combate à dengue também foi um dos temas abordados pelo peemedebista. Ele prometeu contratar equipes de profissionais para evitar a doença e também citou o exemplo da cidade de Niterói, que não teve nenhum caso de morte desde o início da epidemia. “O que foi feito lá foi uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, que é o que será feito no meu governo”, afirmou. Paes falou ainda sobre a saúde da mulher, prometendo centros de saúde específicos e acompanhamento médico para todas as gestantes.
Gabeira fala sobre a educação
Já o candidato do PV à Prefeitura do Rio, Fernando Gabeira, falou sobre suas propostas para a educação. Ele citou a conversa que teve com o prefeito eleito de Niterói, Jorge Roberto Silveira (PDT), na quarta-feira (15), quando propôs o “Professor de Família”, que seria uma versão do Médico de Família, projeto realizado naquela cidade e que leva os profissionais à casa de moradores de comunidades carentes. Gabeira disse que pretende atrair profissionais já realizados em suas carreiras para trabalhar no magistério, a fim de elevar o nível qualidade da educação. Ele ressaltou que essa idéia teria o foco do menor gasto e não tiraria as vagas dos professores. “Precisamos romper com a rigidez das disciplinas tradicionais, podemos vê-las todas integradas”, disse ele, acrescentando que a globalização permite que o aluno troque informações com professores de outras instituições e aprenda não só em sala de aula, mas também na internet. O programa eleitoral do candidato do PV contou com depoimento dos músicos Fernanda Abreu, Pedro Luis e Mart’nália e também do ator Wagner Moura.

Mãe grita com governador Cabral, que pede desculpas



Um ano após decretar estado de emergência na saúde e vistoriar os principais hospitais do Estado, o governador Sérgio Cabral visitou ontem o Rocha Faria, em Campo Grande, o Albert Schweitzer, em Realengo, e o Getúlio Vargas, na Penha. Bem diferente das visitas anteriores — quando chegou a afirmar que o estado cometia “genocídio” —, dessa vez o governador foi quem ficou na berlinda: recebeu duras críticas de parentes de pacientes e pediu desculpas. Cabral aproveitou a ocasião e anunciou várias melhorias para a rede de saúde, inclusive a troca de mais de 600 leitos de emergência e 250 de CTI por itens novos.
Em desespero, a mãe de uma criança que esperava atendimento desafiou o governador a ir na pediatria do Getúlio Vargas. “As crianças estão passando mal e só tem um médico”, gritava Rosana de Oliveira. Diante dos apelos, Cabral seguiu Rosana. Ao ver cerca de 80 crianças e suas mães, o governador e sua comitiva saíram rapidamente do setor.

RJ: Governo substitui profissionais do Samu e das UPAs

Medida visa acabar com a falta de médicos ao trabalho.
A insatisfação do governador Sergio Cabral com os médicos da rede pública de saúde já provoca mudanças no quadro de profissionais. A partir de outubro, o governo irá substituir os profissionais de saúde cooperativados (médicos, enfermeiros e auxiliares) que trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) por servidores aprovados e contratados pelo Corpo de Bombeiros. A medida visa melhorar o atendimento à população e acabar com as faltas dos profissionais ao trabalho.
Observem o nome do site: saude business web
Leia mais...

Paes e Gabeira permanecem empatados, diz Datafolha


Pesquisa Datafolha sobre o segundo turno das eleições no Rio de Janeiro, divulgada nesta sexta-feira (17), aponta uma pequena vantagem de dois pontos para Fernando Gabeira (PV) sobre o adversário Eduardo Paes (PMDB). Os dois estão tecnicamente empatados, dada a margem de erro, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Gabeira aparece com 44% das preferências, contra 42% do peemedebista. Na pesquisa anterior, datada de 9 de outubro, o candidato do PV tinha 43%, ante 41% de Paes.
O instituto também mediu a transferência de votos dos candidatos derrotados no primeiro turno. Dos eleitores de Marcelo Crivella (PRB), 49% disseram que vão votar em Paes e 27%, em Gabeira. Já entre os eleitores de Jandira Feghali (PCdoB), 50% escolheram o candidato do PV e 35%, o do PMDB.
Segundo a pesquisa, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal "Folha de S. Paulo", os votos em branco e nulos somam 7% e outros 7% dos entrevistados não responderam ou não decidiram em quem votar.
O Datafolha entrevistou 1311 eleitores entre os dias 16 e 17 de outubro. A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob o número 51/08.
Leia mais...