quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Nesta 6ª, Dilma abre 'pajelança' de prefeitos do PT


A presidenciável de Lula começa a ser levada à vitrine pelo petismo.
Nesta sexta (12), Dilma Rousseff vai discursar na abertura de um encontro do PT.
Falará para uma platéia de prefeitos do partido, eleitos em outubro passado.
O encontro será num hotel de Brasília. Visa unificar a estratégia municipal da legenda.
Os prefeitos petistas assistirão a dois painéis:
Leia mais...

Copom ignora Lula e mantém a taxa de juros: 13,75%


Lula, como se sabe, é o homem mais lúcido que ele conhece. Ainda assim, a diretoria do BC continua fazendo o avesso do que deseja o presidente.
Reunidos em torno da mesa do Copom, Henrique Meirelles e a diretoria do BC decidiram manter em 13,75% ao ano a taxa de juros.
Os mandachuvas da política monetária não deram colher de chá para Lula nem na fixação do "viés".
Se a coisa dependesse da vontade do presidente, o o Copom teria podado os juros ou, pelo menos, sinalizado a redução, por meio de um "viés de baixa".
Divulgou-se uma nota. No português empolado dos economistas, o texto informa o seguinte:
"Tendo a maioria dos membros do comitê discutido a possibilidade de reduzir a taxa básica de juros já nesta reunião, em ambiente macroeconômico que continua cercado por grande incerteza..."
"...O Copom decidiu, por unanimidade, ainda manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, sem viés, neste momento".
Traduzindo para o "sifuguês": Não se pode fazer a omelete do controle inflacionário sem chutar os ovos dos agentes econômicos.

Supremo adia julgamento sobre demarcação de terra indígena Raposa/Serra do Sol


O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu nesta quarta-feira o julgamento sobre a demarcação de terras na reserva Raposa/Serra do Sol, em Roraima. Um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Mello adiou a decisão final sobre a questão. O julgamento deverá ser retomado apenas no próximo ano com a retomada do ano judiciário, em fevereiro.
Antes do pedido de vista, porém, 8 dos 11 ministros da Suprema Corte se manifestaram a favor da homologação de forma contínua das terras na região com ressalvas.
Leia mais...

"Protógenes é mais candidato a interno do que a carcereiro", diz advogado de Dantas

O advogado do banqueiro Daniel Dantas, Nélio Machado, criticou nesta quarta-feira as declarações do delegado Protógenes Queiroz de que seria candidato a ser o "carcereiro ou diretor de presídeo" que poderá abrigar o empresário --caso ele venha a ser preso após a decisão da Justiça de condená-lo a dez anos de detenção por corrupção ativa.
Leia mais...

Copom mantém taxa básica de juros em 13,75% ao ano, apesar da crise

O Copom (Comitê de Política Econômica do Banco Central) decidiu hoje manter a taxa básica de juros inalterada em 13,75% ao ano. Essa foi a última reunião do Copom neste ano. Agora, os diretores do BC só voltam a se reunir nos dias 20 e 21 de janeiro de 2009.
Leia mais...

Governo dá anistia póstuma a ambientalista Chico Mendes

SÃO PAULO - Por unanimidade, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça aprovou ontem o pedido de anistia política do ex-líder seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988. A viúva do ambientalista, Ilzamar Mendes, receberá uma indenização retroativa de R$ 337 mil, além de R$ 3 mil mensais.
– Mendes era um homem à frente do seu tempo. Sua anistia é a afirmação do processo democrático no Brasil – disse o ministro da Justiça, Tarso Genro, que, na tarde de ontem, estava em Rio Branco para implantar o programa Território de Paz. A anistia de Mendes foi concedida pela manhã, enquanto Genro participava da 17ª edição da Caravana da Anistia.
O julgamento realizado pela caravana concedeu anistia ao seringueiro por unanimidade.
– Hoje, o Estado está pedindo desculpas pelo que fez com ele – acrescentou o ministro. – Chico Mendes foi importante para o Acre e para o Brasil.
O julgamento do processo do seringueiro faz parte de uma série de atividades realizadas em memória aos 20 anos de seu assassinato.
– Foi um sujeito civilizatório que combateu a desigualdade, a violência e a impunidade – completou Genro.
O ambientalista foi assassinado na porta de sua casa, em dezembro de 1988, por lutar pela preservação da Amazônia. Ele nasceu em Xapuri (AC), em 1944. Em dezembro de 1990, a Justiça condenou a 19 anos de prisão os fazendeiros Darly Alves da Silva e Darcy Alves da Silva pela morte do ambientalista.
O governador do Acre, Binho Marques (PT), também comemorou a decisão.
– Hoje não é um dia qualquer – observou. – A anistia de Chico Mendes faz do Brasil um país mais importante, atento à questão dos direitos humanos. (Com agências)