sábado, 25 de outubro de 2008

Disputa até o último minuto

Ibope e Datafolha mostram Paes com 51%, contra 49% de Gabeira. Nos dois, há empate técnico
Rio - Pesquisas do Ibope e do Datafolha divulgadas ontem à noite mostram o candidato do PMDB à Prefeitura do Rio, Eduardo Paes, dois pontos percentuais à frente de Fernando Gabeira (PV). Paes teria 51%, e o verde estaria com 49% das intenções de voto. Nos dois casos, os concorrentes estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro.
Leia mais...
http://odia.terra.com.br/politica/htm/disputa_ate_o_ultimo_minuto_208559.asp

Eleições ‘purificadas’

Para 2010, TRE quer banir os candidatos que têm a ficha suja
Rio - As eleições municipais de 2008 ainda não chegaram ao fim, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ja está de olho em 2010. Segundo o presidente em exercício do TRE, desembargador Alberto Motta Moraes, a Corte começa a preparar no início do ano que vem a disputa para deputado estadual e federal, senador, governador e presidente da República. “Pretendemos preparar uma eleição para 2010 mais purificada”, disse ele.
Motta Moraes define como purificado um pleito no qual o eleitor esteja mais consciente sobre a importância de votar em candidatos que tenham ficha limpa. O TRE vai iniciar em fevereiro campanha institucional para discutir o tema com a população de todo o estado.
“Serão praticamente 20 meses salientando a necessidade de não se votar em pessoas que tenham ficha suja”, disse Motta Moraes. A tese foi defendida por TREs de todo o País este ano, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que não havia amparo legal para impedir candidatos com problemas na Justiça. “Se o Supremo Tribunal entendeu diferente, não quer dizer que a bandeira não vá continuar hasteada”, disse o desembargador.
Leia mais...
http://odia.terra.com.br/politica/htm/eleicoes_purificadas__208561.asp

Escolas criam ‘lista negra’

Pais que atrasarem mensalidades terão nomes expostos em lista na Internet e inseridos na Serasa Rio - A partir do dia 29, pais de alunos matriculados em escolas e faculdades particulares do Rio terão que ficar ainda mais atentos aos prazos de pagamento das mensalidades. Será lançado neste dia, o cadastro nacional de devedores, também conhecido como “ SPC da Educação”. A lista negra foi criada por donos de instituições privadas, com o objetivo de diminuir o número de inadimplentes.
Leia mais...

Coluna do Servidor: Equilíbrio nas contas e nos compromissos

Rio - Na próxima terça-feira, todos os servidores do País comemoram o seu dia. O Estado do Rio de Janeiro tem 460 mil funcionários públicos. Equilibrar as contas para honrar compromissos assumidos não é tarefa fácil. Principalmente quando se encontra a casa desarrumada. Em entrevista à Coluna do Servidor, o secretário estadual de Fazenda, Joaquim Levy, aponta as principais ações que foram realizadas para fortalecer o cofre do estado. “A Secretaria de Fazenda tem passado muitas transformações que vêm contribuindo para melhorar as condições gerais de trabalho dos servidores e aumentar os resultados da própria pasta”, diz Levy.
Ele destaca que desde o início do governo Sérgio Cabral, a secretaria adotou um conjunto de medidas de ajuste e de investimento que estão mudando a situação do funcionalismo: “Hoje temos segurança de poder pagar os funcionários sem artifícios e sem risco. Na medida em que avançamos, até adiantamos a data de pagamento do salário, além da data do 13º, ocasionalmente”. O secretário ainda ressalta que o mais importante foi a renovação dos quadros técnicos, por meio de concursos públicos. “Isto representou uma verdadeira injeção de ânimo na categoria, que vinha de um jejum de quase 20 anos em que não foram realizadas seleções para contratação de pessoal”, afirma.
Levy explica que o governo também acabou com as relações de trabalho irregulares, relacionadas à existência, por quase duas décadas, de um contingente de trabalhadores contratados via Nuseg – inclusive em algumas áreas-chave do estado. “Este grupo foi substituído por auxiliares fazendários contratados temporariamente, por meio de concurso, e que estão em plena atividade. O concurso foi um sucesso, com mais de 28 mil candidatos para as 250 vagas”, lembra. O secretário avisa que a renovação dos quadros também se estenderá, ainda este ano, à Contadoria Geral do Estado, órgão da estrutura da Secretaria de Fazenda.

'Disputa em Campos está muito violenta', diz ex-marido de mulher morta com 4 tiros

Campos (Rio) - O enterro do corpo de Rosemar da Silva Araújo, de 38 anos, que foi baleada por quatro tiros, ontem, junto com outros cabos eleitorais da candidata à Prefeitura de Campos do PMDB, Rosinha Garotinho, será às 16h30 deste sábado, no cemitério Parque Campo da Paz, em Campos.
Cerca de 20 pessoas, entre parentes e amigos, compareceram no velório de Rosemar. Todos muito chocados e assustados com o que aconteceu.
O único que falou com a imprensa foi o ex-marido da vítima, José Henrique Machado, também de 38 anos, pintor.
"Fiquei perdido quando soube o que tinha acontecido. Nunca ouvi falar que ela pudesse ter inimigos. Sempre foi uma pessoa trabalhadora e de muito amigos", contou.
Sobre a possibilidade de Rosemar ter sido morta por crime político, José Henrique não vê outra "explicação".
"Só pode ter sido por causa da política. A disputa aqui em Campos está muito violenta. As pessoas não estão respeitando ninguém", disse, chorando e repetindo que isso não poderia ter acontecido. O pintor é pai de dois dos três filhos que Rosemar tinha.
No último dia de agenda dos candidatos à Prefeitura de Campos, Rosinha Garotinho (PMDB) e Arnaldo Vianna (PDT), ambos fazem carreatas percurrendo a cidade. Vianna conta com a presença de Carlos Lupi, presidente do partido, no comício.

UPA nova, só pós-eleição

TRE notifica Cabral por inaugurações
O Tribunal Regional Eleitoral proibiu ontem o governador Sérgio Cabral de inaugurar novas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) ou outras obras de caráter social até domingo, quando se encerram as eleições. O TRE aceitou parecer do Ministério Público Eleitoral, baseado em denúncia anônima, comunicando exploração eleitoral em atos de inauguração de UPAs. A decisão do juiz Fábio Uchôa cita reportagem do GLOBO mostrando a inauguração de uma UPA em Campo Grande, anteontem, com a presença de cabos eleitorais do candidato Eduardo Paes (PMDB) portando bandeiras. "Percebe-se que as inaugurações que vêm sendo realizadas pelo governo do estado estão sendo aproveitadas de forma indevida, e em detrimento do princípio da igualdade, pela coligação do candidato Eduardo Paes", diz Uchôa.
O governo do estado anunciou em nota oficial que vai recorrer hoje da decisão, por considerar as UPAs um serviço de utilidade pública. Estava prevista para hoje a inauguração da 20ª UPA do estado, no Engenho Novo, com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ontem, antes de a decisão do TRE ser conhecida, Cabral inaugurou a unidade de Realengo. Quatro fiscais eleitorais acompanharam o ato.

UPAs inauguradas por Cabral não funcionam?

O Sindicato dos Trabalhadores em Previdência Social, Saúde e Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev/RJ) denunciou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) inauguradas em Realengo, Campo Grande e Engenho Novo, pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), nesta semana, não estão funcionando devido à falta de equipe.
De acordo com o Sindsprev/RJ, o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Albert Schweitzer, inaugurado na segunda-feira (20), também está parado por falta de pessoal.
Para a diretora do sindicato, Silene Souza, Cabral está fazendo uso eleitoral da saúde para beneficiar o candidato a prefeito do seu partido na capital fluminense.
"Estas inaugurações que estão acontecendo às dezenas no período eleitoral buscam beneficiar o candidato Eduardo Paes, apoiado por Cabral", denunciou a diretora do Sindsprev/RJ.
O Ministério Público Eleitoral conseguiu liminar para impedir a inauguração da UPA do Engenho Novo, por entender que estava sendo usada eleitoralmente. No entanto, o governo conseguiu reverter a decisão e realizar o evento.
A assessoria da Secretária de Estado Saúde e Defesa Civil (Sesdec), por nota, informou à equipe do SRZD que o CTI do Hospital Estadual Albert Schweitzer está funcionando regularmente nesta sexta-feira (24), com um quadro completo de profissionais para atender aos pacientes internados.
A nota afirma ainda que as UPAs de Realengo, Campo Grande e Engenho Novo estão com atendimento normal, e acrescenta que, entre as 7h e 15h desta sexta-feira, cerca de 500 pacientes foram consultados no local.