segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Sistema que reúne dados sobre freqüência e merenda escolar começa a funcionar

Rio de Janeiro - O ano letivo da rede estadual de ensino que começou nesta segunda-feira no Rio trouxe novidades para os cerca de 2,5 mil alunos do Instituto Carmela Dutra, em Madureira, zona oeste do município do Rio. A tradicional chamada está sendo substituída por cartões eletrônicos, que os estudantes devem passar em um aparelho ligado à internet.
Além de registrar a presença em sala de aula, o cartão, que guarda dados pessoais do portador, serve para marcar o consumo individual da merenda do refeitório, para que a Secretaria de Educação do estado tenha maior controle sobre quantas refeições são servidas por dia na escola.
O cartão faz parte do projeto Conexão Educação e possibilita também que os professores, diretores e coordenadores pedagógicos lancem no sistema informações sobre o desempenho e notas dos alunos em cada disciplina e compartilhem os dados.
A secretária de Educação, Tereza Porto, esteve no instituto para apresentar o projeto e garantiu que até maio os cerca de 1,5 milhão de alunos das 1,6 mil escolas estaduais já poderão contar com o novo sistema de comprovação de presença.
“Nosso objetivo é conhecer melhor o estudante da nossa rede, queremos informação sobre a família do aluno, onde ele mora e também ter o acompanhamento permanente do seu desenvolvimento na escola” explicou a secretaria, ao lembrar que o sistema será um meio de verificar, por exemplo, as disciplinas em que o aluno tem maior deficiência, as áreas em que ele precisa de reforço e o comportamento do estudante em sala.
“Na verdade, estamos introduzindo uma ferramenta de tecnologia para permitir uma comunicação mais ágil entre professores, alunos, pais, diretores e a Secretaria de Educação”, completou Tereza. Segundo ela, a partir de agosto o cartão servirá também para reunir informações sobre o uso do transporte públicos pelos estudantes. No caso de ausência sem justificativa por três dias consecutivos, os pais vão receber uma mensagem via celular avisando sobre as faltas. O cartão de gratuidade do transporte público será bloqueado até que o responsável apresente a justificativa. Para Mariana Ritto, que cursa o 9º ano do ensino fundamental, o cartão magnético vai evitar que colegas fiquem do lado de fora da escola. “Muitos deles matam aula sem a mãe e o pai saber, agora acho mais difícil que ele falte, por medo dos pais”, comentou a estudante.
Ao mesmo tempo, os alunos que apresentarem bom desempenho podem receber mensagens pelo celular com incentivo e elogios, assim como sugestões de professores.
A rede de informação está sendo implementada pela operadora de telefonia Oi, e custou R$ 100 milhões, segundo a secretária. A manutenção do sistema durante um ano segundo ela, será feita por outra empresa e deve custar cerca de R$ 1 milhão por mês aos cofres públicos.
Jornal O Dia - 09/02/2009.

Holocausto


A mais nova batalha de Chávez

O cientista político Theotonio dos Santos analisa, à luz da Revolução Bolivariana, referendo sobre a reeleição ilimitada
A Venezuela passa por mais um processo eleitoral. No dia 15, a população do país decidirá, em referendo, se os ocupantes de cargos que sejam eleitos mediante o voto poderão candidatar-se indefinidamente ao mesmo posto.
Obviamente, os debates sobre a proposta, que vêm tomando conta do país, concentram-se na possibilidade do presidente venezuelano, Hugo Chávez, manter-se no governo por mais tempo – no dia 2, ele completou dez anos no comando da chamada Revolução Bolivariana.
Na campanha pelo “sim”, o mandatário vem insistindo na promessa de que, caso o “não” saia vitorioso, ele apenas esperará o cumprimento de seu mandato para dedicar-se a seu projeto pessoal de vida. Ou seja, deixará a política. Nos seus discursos, Chávez dá a entender que o processo de transformações liderado por ele está em jogo na consulta sobre a reeleição ilimitada.
“Ele quer ficar um período a mais no governo para poder terminar o projeto que ele apresentou ao povo venezuelano. É um projeto que exige um cumprimento de longo prazo. E também há a dificuldade de se formar uma liderança forte como a dele”, analisa o cientista político Theotonio dos Santos, um dos formuladores da Teoria da Dependência.
Para ele, a falta de tradição de poder dos setores populares dificulta a construção de lideranças preparadas, capazes de administrar processos tão complexos como o da Venezuela. “Então, temos que preservar a liderança que a gente tem”. Leia, a seguir, a entrevista com Theotonio.
Brasil de Fato – O senhor acha que, de alguma forma, pode-se explicar a convocação desse referendo como parte de uma nova etapa da Revolução Bolivariana? Acredita que o presidente Hugo Chávez pensa nesse sentido?
Leia mais...

Hospitais de Niterói são cerceados pelo tráfico

Informações apuradas pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Niterói – que disse ter inspecionado dezenas de unidades da área - dariam conta que o tráfico de drogas impõe medo a médicos, enfermeiros e funcionários. Teriam sido registrados casos de ameaças, roubo, sequestros-relâmpagos e até mesmo bandidos armados no entorno ou no interior das instalações de saúde. O FLUMINENSE visitou o Hospital Orêncio de Freitas, no Morro dos Marítimos, no Barreto, apontado por profissionais da saúde como um dos locais mais temidos de se trabalhar.
O subir a Avenida Machado, que dá acesso ao hospital, já é possível perceber o movimento de supostos olheiros do tráfico, além de inscrições nos muros com o nome da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA). A mesma sigla está grafada nas portas de acesso às escadas e em paredes da unidade. Marcas estas que poderiam ter sido deixadas por criminosos.
Leia mais...

Transporte nada legal para alunos

RIO - Com o começo do ano letivo, além dos gastos com material escolar e matrícula nos colégios, muitos pais acrescentam ao orçamento doméstico os custos com o transporte escolar. O que para muitos é sinônimo de praticidade e segurança ter alguém que leve e busque o filho na escola, a contratação de um serviço irregular pode se tornar uma dor de cabeça. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Escolar do estado (Sinterj), Luiz Garçoni, ainda 50% dos veículos que fazem o serviço são ilegais.
– Até o ano passado, 70% do transporte escolar eram irregulares – compara Garçoni. – Felizmente, a cada ano, os pais têm mais precaução na hora de contratar o serviço. Está começando a haver uma uma mudança de comportamento.
Garçoni alerta para a responsabilidade das escolas na orientação dos pais quanto à legalidade do transporte escolar.
– Quando as escolas não auxiliam, é mais fácil o responsável contratar um serviço pirata. A escola, quando indica uma empresa, exige uma série de documentação, confirma se os funcionários são capacitados, é mais seguro – destaca Garçoni.
Leia mais...

Emprego na indústria recua 1,8% em dezembro, maior queda desde 2001

Rio - O nível de emprego na indústria brasileira fechou o ano de 2008 com expansão de 2,1%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do resultado positivo no acumulado do ano, houve recuo de 1,8% em relação a novembro, a maior queda registrada nesse tipo de comparação desde 2001, quando teve início a série histórica da Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário.
De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, de janeiro até setembro, antes do agravamento da crise financeira mundial, o emprego na indústria chegou a registrar expansão de 2,7%. No último trimestre de 2008, no entanto, houve recuo de 1,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior, interrompendo uma série de dez trimestres de expansão nessa comparação.
Leia mais...