quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Sérgio Cabral quer privatizar serviços de Estado no Rio

Mas eu queria comentar os planos de Privatização da Saúde e da Educação Pública Estadual no Rio de Janeiro proposta pelo atual (des) Governador, Sérgio Cabral.
Primeiro ele diz, em entrevista sobre manifestação dos Profissionais de Saúde, que "O modelo de gestão atual da saúde é obsoleto e que ele vai criar fundações para contratar e demitir médicos com mais facilidade e (engodo) pagando mais..."
Agora, notícia no Jornal O Globo, diz que empresas poderão ajudar na manutenção e dar prêmios aos Professores...
Professores não querem prêmios! Querem salários decentes e políticas públicas que coloquem a Educação como estratégia de crescimento do País!
As mudanças necessárias para a Educação, não podem ser feitas por uma Escola, por um professor ou por uma disciplina! São mudanças estruturais, de política públicas! Um bom começo é ter alguém que compreenda minimamente a Constituição Brasileira:
Sobre a Saúde:
"Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. "
Se o Sr. Governador se sente incompentente para fazer cumprir este princípio constitucional, pede pra sair!
Sobre Educação:
"Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; Veja os dispositivos que referenciam este dispositivo
IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira (não prêmios!), com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;
VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;
VII - garantia de padrão de qualidade; VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal. "
Se o Sr. Governador se sente incompentente para fazer cumprir este princípio constitucional, pede pra sair!
O Nefasto Governo Garotinho (do mesmo PMDB do Sérgio Cabral e Eduardo Paes) já implementou algo parecido!
Tivemos o descalabro de uma instituição privada ganhar rios de dinheiro para avaliar(?) quem deve ou não deve ser premiado no serviço público! Por critérios tão obscuros quanto as intenções desta proposta!
Desculpe Governador, mas este País tem uma Constituição para evitar que incompetentes e irresponsáveis transformem isto aqui na casa da Mãe Joana!

Domingo é dia de Eleições Municipais! Pense bem com quem seu candidato anda, antes de votar! Tem gente aí fuçando na lama do PMDB e do PSDB!
O primeiro um saco de gatos fisiológico. O segundo, o partido que produziu uma quase quebra do País e o maior ataque sistemático ao serviço público e ao servidor público na História do País!
Depois não adianta ficar resmungando!

Nenhum comentário: