sábado, 3 de janeiro de 2009

Plano de saúde: meta é reduzir valor pago pelo funcionalismo

Rio - O secretário municipal de Administração do Rio, Paulo Jobim Filho, antecipou à Coluna que a abertura de licitação para a operadora de plano de saúde é uma das prioridades de sua gestão. A finalidade é oferecer um serviço mais digno, com maior rede de atendimento e coberturas mais amplas. Além de um novo modelo, mais adequado às necessidades dos funcionários.
Segundo Jobim, o padrão atual é ineficaz. “São várias empresas prestando um serviço que algumas vezes não atende todas as necessidades dos servidores. O importante não é quantidade e, sim, qualidade”, disse. Jobim também pretende que os servidores paguem menos pelo plano de saúde: “Tudo vai depender dos resultados, mas é a nossa meta”.
Os detalhes da futura licitação estão em fase de estudo. Mas o secretário explicou que, se durante o processo licitatório uma empresa se enquadar nos padrões exigidos pela prefeitura, poderá ser a única escolhida. Jobim afirmou que a principal motivação para abrir a licitação logo nos primeiros meses de sua gestão foi o grande número de queixas de servidores. Disse que muitos ficam presos aos contratos e não podem mudar de plano: “Isso é injusto. Quem quiser trocar pode procurar a gente para mudar. Vamos negociar isso com mais calma”. Porém, o secretário aconselhou que os servidores esperem até que a nova operadora inicie as atividades. Todos os contratos com as operadoras de saúde vencem em julho.
Atualmente, quatro operadoras prestam o serviço. Um dos problemas mais recentes foi o descredenciamento de alguns hospitais que eram conveniados da Assim, plano com maior número de servidores associados. A operadora teve que apresentar uma defesa ao Conselho Gestor de Acompanhamento e Avaliação do Plano do Servidor Municipal, que pediu explicações sobre a falta de aviso aos seus clientes. Para a diretora da Associação de Servidores Públicos Municipais do Rio, Francisca Tallarico, a nova licitação é fundamental para a classe.

Nenhum comentário: