Rio - O Estado do Rio criou mais uma medida para que os bancos continuem oferecendo empréstimos consignados aos servidores, apesar da incerteza do sistema financeiro para 2009. O Tesouro Estadual vai ajustar o cronograma de repasse de empréstimos pagos com recursos do Tesouro. A partir de dezembro, os repasses serão feitos apenas 10 dias após o desconto na folha do servidor. Hoje, o repasse demora 45 dias para os 50 bancos que oferecem o serviço e 75 dias para 90 associações consignatárias.
Segundo o secretário estadual de Fazenda, Joaquim Levy, essa ação é um tipo de estímulo fiscal para garantir que o crédito continue sendo distribuído ao funcionalismo. “Esse anúncio é muito importante por causa da crise global que estamos vivendo. Com essa atitude os bancos não têm desculpas para não conceder crédito”, explicou Levy. Com o novo prazo os bancos podem até diminuir as taxas de juros, que hoje estão limitadas a 2,60% ao mês. O secretário também informou que o Rio Previdência vai antecipar o calendário de repasse dos recursos retidos a título de empréstimo consignado na folha dos inativos.
Atualmente, há 400 mil contratos de empréstimos vigentes. Com destaque para 113 mil contratos na Polícia Militar, 53 mil nos Bombeiros e 11 mil na área da educação. Entre os servidores inativos, existem 261 mil empréstimos. Sendo 65 mil para policiais militares, 17 mil bombeiros e 60 mil na educação. A alteração do calendário vai representar um custo para o Tesouro de cerca de R$ 42 milhões. Para o Rio Previdência, R$ 38 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário