terça-feira, 28 de outubro de 2008

Com gosto de corrimão de puteiro na boca

Foi por pouco e por muito pouco. Cinqüenta e cinco mil votos, 1,6% e Fernando Gabeira não se elegeu. Tudo bem, é inútil remanchar sobre o leite derramado, mas essa "derrota" merece, pelo menos uma leitura aprimorada de um dos seus aspectos.
Dia 28/10 é feriado, dia do servidor público. Via de regra, há muitos e muitos anos, este feriado costuma ser antecipado ou atrasado pelo governador para permitir um feriadão aos servidores. É praxe, nada há de estranho nisso. Estranha foi a data da eleição, que nunca havia ocorrido neste fim de semana em especial. Mas, vá lá, a máquina governamental fluminense, em especial o governador, nada tem que ver com essa escolha, certo?
Mas houve, de fato, uma abstenção acima do normal no Rio. Historicamente, a média do absenteísmo eleitoral carioca é de 14 a 15%. Foi assim no primeiro turno. Neste segundo turno, chegou a 20%. Pior: chegou a 25% nos bairros onde Fernando Gabeira tinha mais votos, em especial a Zona Sul. O que quer dizer o seguinte: em toda a cidade, houve mais de 6% de abstenção anormal. Relembrando, a diferença de votos que deu a vitória a Eduardo Paes foi de 1,6%.
Leia mais...

Nenhum comentário: