sexta-feira, 27 de março de 2009

Propostas apresentadas pela Petrobras dividem petroleiros

RIO DE JANEIRO - As negociações com a Petrobras, nesta sexta-feira, dividiram a base do movimento dos petroleiros. Enquanto a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que representa 11 sindicatos, aceitou as propostas da empresa e indicou o fim da greve para as assembléias, a Frente Nacional dos Petroleiros, que representa seis sindicatos, continua conversando com a Petrobras, na sede da estatal, no centro do Rio de Janeiro.
De acordo com Edson Munhoz, diretor do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-Rio), que integra a Frente Nacional, as propostas da Petrobras ainda não agradaram aos dois sindicatos.
- O acordo ainda não tem o que a gente gostaria. Por isso, vamos aguardar o término da reunião e só então nos reunirmos para decidir o caminho que vamos tomar - disse.
Já a FUP ficou satisfeita com o aumento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para 12,5% e as demais propostas da Petrobras. Por isso, indicou para seus 11 sindicatos o fim da greve, que deve ser decidida por meio de assembléias.
O Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias (Sindipetro-Caxias) já determinou o fim da greve às 23h30.
- Na semana que vem, vamos fazer as assembléias para avaliar a proposta da Petrobras, mas, a princípio, é uma proposta que contempla nossas expectativas - disse o presidente do Sindicato, Simão Zanardi.
Mais uma entidade de petroleiros fluminenses, que compõe a base da FUP, o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), que representa os trabalhadores da Bacia de Campos, está, neste momento, realizando sua assembléia para decidir o fim da greve.

Nenhum comentário: