terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Ofensiva terrestre deixa 130 membros do Hamas e cinco soldados israelenses mortos


O Exército de Israel informou nesta terça-feira que matou 130 combatentes do movimento islâmico radical Hamas desde o início da ofensiva terrestre na faixa de Gaza, no sábado passado (3). Segundo a imprensa israelense, os combates em terra com o Hamas deixaram ainda cinco soldados israelenses mortos, quatro deles por fogo amigo.
"Durante os últimos dois dias, pelo menos 130 terroristas do Hamas morreram em combates com o Exército na faixa de Gaza", afirma um comunicado militar.
Anja Niedringhaus/AP
Soldado israelense se protege enquanto artilharia lança mais um ataque contra alvos do grupo Hamas no sul da faixa de Gaza
Israel confirmou ainda que lançou mais de 40 bombardeios aéreos desde a madrugada desta terça-feira. Um destes ataque, informam os jornais israelenses "Jerusalem Post" e "Haaretz", atingiu um prédio em Gaza no qual estava abrigado o chefe da divisão de lançamentos de foguetes do Hamas, Ayman Sayam.
Segundo o Exército, Sayam chefia ainda o programa de artilharia do movimento radical em toda a faixa de Gaza.
Há quatro dias consecutivos, milhares de soldados israelenses enfrentam os militantes do Hamas na faixa de Gaza, a segunda etapa da grande ofensiva militar israelense iniciada no último dia 27 e que deixou mais de 500 palestinos mortos e cerca de 2.500 feridos.
Unidades de infantaria, de blindados, de engenharia e de inteligência participam na ofensiva terrestre, com o respaldo da aviação da artilharia e da marinha de guerra.
Segundo Israel, a ofensiva militar é justamente uma resposta à violação --com o lançamento constante de foguetes-- do Hamas da trégua de seis meses assinada com Israel e que acabou oficialmente no último dia 19.
Leia mais...

Nenhum comentário: