Rio - Na próxima terça-feira, todos os servidores do País comemoram o seu dia. O Estado do Rio de Janeiro tem 460 mil funcionários públicos. Equilibrar as contas para honrar compromissos assumidos não é tarefa fácil. Principalmente quando se encontra a casa desarrumada. Em entrevista à Coluna do Servidor, o secretário estadual de Fazenda, Joaquim Levy, aponta as principais ações que foram realizadas para fortalecer o cofre do estado. “A Secretaria de Fazenda tem passado muitas transformações que vêm contribuindo para melhorar as condições gerais de trabalho dos servidores e aumentar os resultados da própria pasta”, diz Levy.
Ele destaca que desde o início do governo Sérgio Cabral, a secretaria adotou um conjunto de medidas de ajuste e de investimento que estão mudando a situação do funcionalismo: “Hoje temos segurança de poder pagar os funcionários sem artifícios e sem risco. Na medida em que avançamos, até adiantamos a data de pagamento do salário, além da data do 13º, ocasionalmente”. O secretário ainda ressalta que o mais importante foi a renovação dos quadros técnicos, por meio de concursos públicos. “Isto representou uma verdadeira injeção de ânimo na categoria, que vinha de um jejum de quase 20 anos em que não foram realizadas seleções para contratação de pessoal”, afirma.
Levy explica que o governo também acabou com as relações de trabalho irregulares, relacionadas à existência, por quase duas décadas, de um contingente de trabalhadores contratados via Nuseg – inclusive em algumas áreas-chave do estado. “Este grupo foi substituído por auxiliares fazendários contratados temporariamente, por meio de concurso, e que estão em plena atividade. O concurso foi um sucesso, com mais de 28 mil candidatos para as 250 vagas”, lembra. O secretário avisa que a renovação dos quadros também se estenderá, ainda este ano, à Contadoria Geral do Estado, órgão da estrutura da Secretaria de Fazenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário