sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Onde já se viu tanto potencial jogado no lixo por uma prefeitura inoperante?


O deputado dá mostras de até onde pode chegar o seu ressentimento. Depois de apenas algumas horas após as eleições, nas quais colheu frutos amargos do seu pomar político, o parlamentar determinou uma limpeza geral nos quadros de contratatos da prefeitura.Foram 800 demissões numa canetada só. Vale a pena lembrar que os demitidos, dias atrás, vestiam camisas e sacudiam freneticamente bandeiras cor-de-laranja, pedindo votos para sua mulher, derrotada na corrida para a titularidade da prefeitura de Saquarema.Foram descartados contratados de vários setores, da Guarda Municipal à área administrativa. Segundo fontes da prefeitura, o conhecido ‘rolo compressor’, agora com a função de descartar aqueles que inchavam a máquina municipal, não deve parar por aí. Centenas de outros cidadãos saquaremenses, da mesma forma, deverão perder seus empregos nos próximos dias.Funcionários do alto escalão da prefeitura tentam justificar essa medida cruel alegando que ela teve como objetivo enquadrar as contas do governo local dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas ficou evidente, pela rapidez como foram efetuadas, de que se trata de retaliação contra os ‘ingratos’ laranjinhas, que tiveram seu sumo sugado até a última gota, antes de serem transformados em bagaço.
Saiba mais...

Faraós dão as cartas. Relembrando os fatos políticos: o presidente da Assembléia Legislativa do Rio, Jorge Picciani...



do PMDB, conseguiu unir forças da ala do ex-governador Garotinho para fazer um acordo com o prefeito Cesar Maia (DEM). Pelo combinado, o DEM indica seu candidato a prefeito da capital (Solange Amaral, até hoje) e apóia os peemedebistas no interior. O governador indicou seu secretário Eduardo Paes, que deixou o PSDB para ser candidato pelo PMDB, o que foi imediatamente contestado pela executiva municipal do partido.

Pelo que me contaram os amigos envolvidos, o contexto atual, hoje, é outro. Depois de alinhavar aqui e ali, Picciani conseguiu é nos bastidores, por enquanto é que Cabral venha a apoiar o candidato do DEM. Isto é, no final os caciques fluminenses se uniram. Nossos faraós continuam sendo os mesmos.

Depoente acusa Itagiba, Rodrigo Maia e Eduardo Paes


Os depoimentos de dois acusados de envolvimento com as milícias no Rio apontaram para dois integrantes da antiga cúpula da Segurança Pública do Estado como beneficiários do esquema montado pelos grupos paramilitares em favelas para arrecadação de votos: o ex-secretário de Segurança Pública e deputado federal, Marcelo Itagiba (PMDB), e a ex-chefe da Delegacia de Entorpecentes e também deputada federal, Marina Magessi (PPS). As acusações foram feitas na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Milícias, da Assembléia Legislativa do Rio.

Segundo os depoimentos, eles fizeram campanha e obtiveram votos em duas favelas dominadas por milicianos quando já conheciam a atuação destes grupos paramilitares. O pedido para que os parlamentares deponham na CPI será votado na terça-feira. A CPI tomou hoje o depoimento do vereador Josinaldo Francisco da Cruz, o Nadinho de Rio das Pedras (DEM), e do bombeiro e candidato a vereador Cristiano Girão (PMN), acusados de chefiar milicianos nas favelas de Rio das Pedras e Gardênia Azul."

Isto é muito grave. Eles eram da cúpula na Segurança Pública, sabiam da existência destes grupos e não apenas deixaram de combater as milícias, como se beneficiaram do esquema montados por estes grupos para obtenção de votos, que muitas vezes inclui ameaça aos eleitores", afirmou o presidente da CPI das Milícias, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL).

A deputada Marina Magessi disse que comparecerá à Alerj. "Não tive votos nestes locais. Nunca estive em Gardênia e em Rio das Pedras fui uma vez, no aniversário do inspetor Félix Tostes (apontado como ex-chefe da milícia local e morto em fevereiro de 2007)", disse Marina. Já o deputado Marcelo Itagiba, que atualmente preside na Câmara Federal a CPI dos Grampos, não respondeu ao pedido de entrevista.

Nos depoimentos, os acusados revelaram outras ligações políticas. Acusado de chefiar a milícia de Rio das Pedras, o vereador Nadinho disse que ajudou a eleger o deputado Rodrigo Maia (DEM), filho do prefeito Cesar Maia. O deputado federal não negou, mas informou que o apoio foi restrito "ao início da campanha". Nadinho lembrou ainda que foi assessor, em 1996, do então deputado federal Eduardo Paes, atual candidato a prefeito pelo PMDB.

O sargento do Corpo de Bombeiros Cristiano Girão revelou que chegou a ser assessor especial do Palácio Guanabara durante o governo Rosinha Garotinho, em 2005. "Já fiz várias prisões lá em Gardênia Azul", disse o bombeiro, apesar de não ser policial e negar ser miliciano.

Publicado em 9/09/2008.

Depois não sabem o motivo do atraso do país


Neste final de semana o teólogo Frei Betto deu a mostra mais clara de que neste país a Igreja tenta coibir qualquer tipo de mudança substancial.
Segundo Frei Betto, “O governador do Rio falou do aborto, falou que a Rocinha é fábrica de marginais e recusou-se a receber representante da ONU que está em visita ao Brasil. Acho que ele deveria inaugurar uma estátua de Hitler em praça pública, porque está havendo uma grande coincidência entre sua política de saneamento e de repressão ao narcotráfico com aquilo que fez o III Reich”.

Muspe visita hospitais públicos.

O Muspe faz amanhã (11) uma visita aos hospitais da rede pública de saúde do Estado, com o objetivo de denunciar à população as péssimas condições de trabalho, a situação dos equipamentos e a falta de profissionais na área. A visita será feita em conjunto com os profissionais na área de saúde, SindmedRJ e Sindsprev.

Gabeira recebe apoio de Niemeyer para 2º Turnono Rio

O candidato do PV à prefeitura do Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, recebeu hoje o apoio do arquiteto Oscar Niemeyer, para a disputa no segundo turno. Além de ser elogiado pelo histórico militante comunista, que completou cem anos em dezembro passado, Gabeira ouviu também elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem o candidato é adversário político. "Acho Gabeira tão mais coerente, tão mais sensível aos problemas dos brasileiros. Facilmente ganhará a eleição. É uma figura importante, com passado de luta. Um grande brasileiro", disse Niemeyer. Leia mais em Gabeira recebe apoio de Niemeyer para 2º turno no Rio

PT oficializa apoio a Eduardo Paes

Sem a presença de Alessandro Molon, seu candidato no primeiro turno, o PT do Rio oficializou o apoio do partido ao candidato do PMDB, Eduardo Paes, no segundo turno das eleições municipais.
Paes já havia conseguido o apoio do PSB e hoje à noite também fecha aliança com o PSC. Segundo pessoas próximas a Paes, emissários do PMDB já iniciaram uma aproximação com Marcelo Crivella (PRB), terceiro colocado no primeiro turno. Leia mais em: PT oficializa apoio a Eduardo Paes no Rio

Decisão do TSE anula vitória de Rosinha e permite que candidato do PDT dispute 2º turno em Campos


O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu na noite desta quinta-feira (9) que o processo de registro de candidatura de Arnaldo Vianna (PDT), que concorre com Rosinha Garotinho (PMDB) à Prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ), retornará para o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro. A decisão foi unânime e permite que Arnaldo dispute o segundo turno na cidade.
Leia também...
O Dia - Online - 10/10/2008.